O domínio de diferentes códigos e linguagens, que permitam a interação do estudante com múltiplas paisagens e grupos sociais, é um diferencial na educação e na própria constituição da identidade cidadã. Neste sentido, a educação contemporânea destaca a essencialidade da leitura e escritura como capacidade principal para interpretar e compreender as diversas manifestações socioculturais.
Esta meta a ser alcançada pelas diferentes áreas em direção do conhecimento, por meio da expansão do conceito de leitura, ao transgredir o senso comum dos conhecimentos de nossos alunos. Tal expansão de ler e escrever não se institui como mero instrumento de codificação e decodificação dos signos, mas é inserida num universo mais amplo de possibilidades.
Um processo de mudanças de práticas e de concepções das novas linguagens parece estar em andamento no contexto de ensino. No entanto, mudanças complexas e profundas na prática estão aos poucos evoluindo e sendo adquiridas como hábitos culturais em nossa sociedade: "a leitura".
O desenvolvimento de projetos com o tema presente na situação escolar como preservação do livro e incentivo à leitura e serem responsáveis por suas próprias autorias, onde os alunos obtiveram conscientização do tema preservação do livro e refletiram sobre a importância da leitura para nosso aperfeiçoamento do conhecimento, onde toda a escola envolveu-se com o projeto semana do livro.
O trabalho desenvolvido levou os alunos a obterem uma visão da valorização do livro e da leitura e da própria escrita.
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