Leia um livro: A campanha de valorização da leitura

” - Adeus - disse ele…- Adeus - disse a raposa. - Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.- O essencial é invisível para os olhos - repetiu o principezinho, fim de se lembrar.- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa… - repetiu o pincipezinho, a fim de se lembrar.- Os homens esqueceram essa verdade - disse a raposa. - Mas tu não a deves esquecer. Tu se torna eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa…-Eu sou responsável pela minha rosa… - repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.”‘O Pequeno Príncipe’ Páginas 70 e 71

A interação com o mundo que nos cerca ocorre por meio das habilidades da leitura, escritura, fala e escuta, criando significações a partir da linguagem. Por isso, quanto mais dominamos suas inúmeras possibilidades, melhor ficam nossa interação, expressão e criatividade no mundo.

O domínio de diferentes códigos e linguagens, que permitam a interação do estudante com múltiplas paisagens e grupos sociais, é um diferencial na educação e na própria constituição da identidade cidadã. Neste sentido, a educação contemporânea destaca a essencialidade da leitura e escritura como capacidade principal para interpretar e compreender as diversas manifestações socioculturais.

Esta meta a ser alcançada pelas diferentes áreas em direção do conhecimento, por meio da expansão do conceito de leitura, ao transgredir o senso comum dos conhecimentos de nossos alunos. Tal expansão de ler e escrever não se institui como mero instrumento de codificação e decodificação dos signos, mas é inserida num universo mais amplo de possibilidades.

Um processo de mudanças de práticas e de concepções das novas linguagens parece estar em andamento no contexto de ensino. No entanto, mudanças complexas e profundas na prática estão aos poucos evoluindo e sendo adquiridas como hábitos culturais em nossa sociedade: "a leitura".

O desenvolvimento de projetos com o tema presente na situação escolar como preservação do livro e incentivo à leitura e serem responsáveis por suas próprias autorias, onde os alunos obtiveram conscientização do tema preservação do livro e refletiram sobre a importância da leitura para nosso aperfeiçoamento do conhecimento, onde toda a escola envolveu-se com o projeto semana do livro.

O trabalho desenvolvido levou os alunos a obterem uma visão da valorização do livro e da leitura e da própria escrita.

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